R Neto Decorações

Carpetes: como devo limpar?

Provavelmente saber como fazer a limpeza de carpete é uma das grandes dúvidas de quem possui o produto. Isso porque diferente dos pisos, os carpetes possuem ondulações que podem acumular bastante sujeira senão feita a limpeza adequada.

Além disso, podem acumular mais poeira e manchar com uma certa facilidade. Por isso que quem pensa em adquirir esse produto, deve levar em consideração que os cuidados de manutenção com o mesmo devem ser frequentes.

Se você tem dúvidas sobre como funciona a limpeza deste item, então veja abaixo.

Como fazer a limpeza de carpetes?

O carpete é um item bastante valorizado na questão de decoração e conforto. Porém, ele pode preocupar algumas pessoas quando o assunto é limpeza.

Isso porque muita gente acredita que, por conta do seu material, o carpete é algo impossível de limpar. Porém, não é bem assim que acontece.

Claro que o carpete tendo um material diferente, deverá ter um tipo de cuidado de higiene diferente. No entanto, ele é plenamente alcançável.

Cuidados básicos como varrer e aspirar podem não causar nenhum tipo de preocupação. Mas o problema se agrava quando o assunto é manchas e sujeiras um pouco mais persistentes.

O que fazer quando isso acontece? Sabendo dessa dúvida, ressaltamos alguns cuidados fundamentais que se deve ter para a manutenção correta desse material.

1. Manchas de vinho e sucos

Quando acontece de cair algum líquido com cor no carpete, a ação de limpeza deve ocorrer o quanto antes para que não haja manchas no local.

Sendo assim, se isso tiver lhe ocorrido, você pode utilizar um pano limpo, e misturar vinagre, bicarbonato de sódio e água. Borrife no local e espere agir por alguns minutos.

Depois, com o pano úmido, passe em cima de onde ocorreu a mancha e vá limpando. Repita o processo até que o resíduo saia. Se a dificuldade for muito grande, uma equipe de limpeza de carpete pode ajudar a remover a mancha.

2. Manchas de maquiagem, giz de cera e gordura

Em casa que tem criança principalmente, acidentes com esses materiais podem acontecer em quase todos os momentos. Portanto, saber como limpar esses elementos é fundamental para não deixar o carpete manchado ou com um aspecto sujo.

O ideal é sempre passar um pano com álcool isopropílico na área afetada e ir repetindo a limpeza até que haja satisfação.

3. Limpeza de lama e poeira

Em dias de chuva principalmente, o carpete pode ser mais afetado com resíduos de lama e poeiras vindas da rua. O ideal nessa situação é deixar a lama secar, aspirar o pó que ficou e depois pingar umas gotas de sabão neutro com água morna em cima da área suja.

É importante não encharcar o pano para que o carpete seque logo e não gere fungos ou bactérias. 

No geral, limpar carpete não é um bicho de 7 cabeças. É preciso apenas um pouco de paciência e cuidado no dia a dia para preservar o material. Diariamente, é interessante contar com aspirador de pó e a vassoura.

Em casos de muita necessidade, pode ser mais válido contratar uma equipe para realizar a limpeza profunda do produto. Independentemente do que seja feito, ter um carpete dentro de casa tem sido bastante vantajoso.

Dessa maneira, conte com a R. Neto Decorações para que você escolha o carpete ideal para cada ambiente que desejar. Possuímos vários modelos de alta qualidade sempre! Conte conosco na busca de seu carpete para residência.